Será setembro o mês com mais relacionamentos?

Será setembro o mês com mais relacionamentos?

11 de Setembro de 2020

Existem opiniões divergentes sobre quando será a melhor época para iniciar uma relação. Haverá alguma altura do ano em que as pessoas estão mais receptivas e pensam em assentar? Parece que sim. Ou seja, para além de todos os factores pessoais, como a idade ou há quanto tempo saiu de uma relação séria, existem de facto meses em que mais pessoas tendem a estar mais disponíveis para se dar ao amor.

Como determinamos a época do ano mais propícia a relacionamentos sérios?

Quando um perfil é fechado aqui no site pedimos sempre ao nosso utilizador que deixe um pequeno testemunho sobre o motivo pelo qual o decidiu fazer. Pode ver alguns deixados pelos nossos casais que encontraram amor no Felizes.pt aqui. Analisámos o número de testemunhos dos nossos utilizadores durante os últimos quatro anos quando fecham os seus perfis aqui no site, ou seja, quando dizem “foi bom mas já não estou disponível.” E foi assim que concluímos que a maioria dos que partem para relações sérias fazem-no em setembro. Ao contrário da ideia popularizada de que as pessoas não querem relações sérias no verão, os nossos casais parecem preferir as altas temperaturas para dar um mergulho de cabeça numa nova relação e dizerem adeus à plataforma. O pior mês para compromissos parece ser fevereiro, uma altura em que se fecham poucos perfis e consequentemente se deixam menos testemunhos. A partir daí, a tendência é para mais interações no site, mas também mais perfis a fechar e mais testemunhos deixados, atingindo o seu máximo em setembro. Recolhendo os dados dos últimos quatro anos, verificámos que entre fevereiro e setembro existe um aumento percentual de 50.4% no número de testemunhos portanto, não será estranho assumir que as relações poderão iniciar-se na primavera e solidificar-se no verão. Ou será que vêm à procura de amores de verão?

Quisemos saber a vossa opinião sobre este tema. E vocês deram-na! A pergunta que lançámos aos nossos seguidores foi: “Setembro é o mês em que mais se namora?” A nossa comunidade disse que sim, com 72% dos votos a favor deste mês, enquanto 28% diz que não! Se ainda não seguem a nossa conta de Instagram, não sabem o que estão a perder! Fazemos inquéritos semanalmente sobre algumas questões que nos intrigam, como esta.

Resultados do instagram

As teorias, opiniões e dados dependem sempre dos seus intervenientes, do país onde vivem, e dos acontecimentos mundiais que ditam ano. Alguns dos nossos seguidores revelaram-nos as suas preferências:

  • “É raro estar solteira em março ou abril. Só estive este ano por causa da pandemia.” - Susana Xavier
  • “Eu prefiro namorar no outono. Sinto-me mais bonita depois do verão e isso aumenta a minha confiança para o fazer. Setembro, outubro e novembro são os meus meses preferidos” - Cristina Nunes
  • “Não gosto de meias estações. As minhas relações costumam acontecer no verão ou no inverno. Não sei porquê, talvez goste da intensidade dos extremos.” - Miguel da Costa

Já outros sites de encontros dizem ser janeiro o mês mais forte em interações entre utilizadores. Muito se pode dever ao hype trazido pelo ano novo, juntamente com a força e o desejo de recomeçar a vida do zero, o que leva muitos a procurarem relacionamentos. Parece que o lema ano novo - novo parceiro poderá dar força a este aumento. O inverno pode ser também um período difícil para alguns por haver menos horas de sol e menos atividades ao ar livre, o que leva a que muitos se foquem apenas no trabalho ou fiquem em casa sozinhos. Mas não deveríamos dar esse passo importante de uma relação séria quando nos sentimos bem connosco e com vida, ao invés de encontrar alguém que colmate as necessidades e hypes trazidos por uma determinada estação do ano?

Os meses de férias servem para relaxar e recarregar energias sim, e também para pensar nos assuntos com tempo e clareza. Muitas pessoas dizem tomar decisões importantes depois das férias, seja iniciar um projecto que há muito tinham na gaveta, seja seguir novos objetivos profissionais ou até dar um passo importante nos seus relacionamentos - mudarem-se para a mesma casa, fazer as apresentações aos pais ou preparar um pedido de casamento. No caso dos utilizadores do Felizes, setembro é o mês de fechar o perfil e assumir o compromisso offline.

Setembro - o mês da rentrée, até para o amor!

1 Comentário
Fatima
Há 3anos

O.mes de Setembro mes das flores e fo amor

Inserir