Sabe se está pronto para uma uma nova relação?

Sabe se está pronto para uma uma nova relação?

28 de Novembro de 2020

Todos têm uma teoria sobre quanto tempo deve esperar até iniciar uma nova relação. Quem nunca passou por uma situação deste género? Terminou um namoro de longa data ou um casamento e alguns dos seus amigos aconselham a partir logo para outra relação, enquanto outros recomendam a não pensar, sequer, em ter um encontro casual.

Pode ser difícil saber quando está pronto para seguir em frente e entrar numa nova relação. Acreditamos que não se trata de uma questão de tempo mas de maturidade emocional. Porque cada relação termina em termos diferentes e cada pessoa tem necessidades emocionais distintas, portanto, poderá estar pronto passado um mês ou passados alguns anos. Reunimos 13 sinais que poderão revelar que está preparado emocionalmente para estar numa nova relação e iniciar uma nova etapa de forma saudável.

1. Conheceu uma boa pessoa e não a afastou

O primeiro passo é simplesmente conseguir deixar acontecer. Quem não tem medo de dar o primeiro passo e de deixar uma pessoa nova entrar na sua vida de forma inesperada, indica que está aberto a uma relação. Se por outro lado, acha que é bom demais para ser verdade e começa a arranjar desculpas para afastá-la, então deverá esperar.

2. Deixou de questionar tudo

Se a sua relação passada o deixou magoado, é normal começar a comparar o novo parceiro com o anterior. Ninguém quer ver um reflexo do passado e ficar com medo de sair magoado outra vez. Mas se deixou de fazer comparações e de pedir opinião aos seus amigos sobre a nova pessoa na sua vida, isso significa que não está com dúvidas. É um ótimo indicador que está pronto.

3. A lista de requisitos rigorosos já não existe

Independentemente de ter 18 ou 38 anos, quase toda a gente já teve algum tipo de lista de requisitos quando se trata do parceiro ideal. No momento em que se apercebe que essas listas não lhe darão a pessoa perfeita, abrir-se-á a uma relação. Desde a altura e peso até à profissão, é importante pôr de lado as expectativas sobre o que o seu parceiro deveria ser.

4. Está feliz com a vida

Para ter uma relação feliz, precisa de estar feliz na vida. A verdadeira felicidade não pode ser definida apenas por uma pessoa, até porque ninguém conseguirá suportar essa pressão. A verdadeira felicidade vem de si mesmo e quando a tiver descoberto, estará pronto para estar com outra pessoa.

5. Sabe ceder

Estar aberto a partilhar a sua vida com alguém significa que as coisas nem sempre vão ser à sua vontade. É preciso aprender a encontrar o outro a meio caminho para poder avançar na relação. Comprometer-se significa valorizar os pensamentos e sentimentos da outra pessoa o suficiente para fazer a relação funcionar, para que ambos ganhem.

6. A independência não lhe é estranha

Saber estar sozinho continua a ser uma mais-valia nas relações. Estar com alguém completamente dependente de si pode ser prejudicial para a saúde, a longo prazo. Juntar-se a alguém numa relação não significa que o parceiro o completa, significa que está disposto a partilhar a sua vida completa com ele. Podem aprender um com o outro e inspirar-se mutuamente para serem a melhor versão, mas estão completos por vossa conta.

7. Tem os seus problemas resolvidos

Quer as suas inseguranças tenham vindo de relações que o magoaram no passado ou de coisas com as quais não conseguiu lidar desde os seus tempos de juventude, uma vez que as tenha resolvido por si próprio estará pronto para estar com alguém de todo o coração. Trabalhar os seus vícios, falhas e traumas poderá ser um trabalho contínuo mas não deve entrar numa relação para que o outro ajude a carregar a sua bagagem emocional.

8. Aprendeu a ser um comunicador eficaz

A comunicação é um dos aspectos fundamentais para uma relação duradoura. Haverá um momento em que entrará em desacordo com o seu parceiro ou terá de ter uma conversa difícil. Se souber comunicar de forma direta, ouvir calmamente quem está do outro lado e evitar comportamentos passivo-agressivos, estará a abrir caminho a uma relação saudável. Todos comunicam de forma diferente, pelo que é importante descobrir o seu estilo e como o mesmo pode ser utilizado de forma construtiva.

Sozinha e pronta para uma nova relação?

9. Está resolvido com o seu ex

Nunca irá conseguir ser feliz na nova relação se não tiver ultrapassado a anterior. Claro que os ex podem aparecer na sua vida de vez em quando, mas não deve estar a comparar toda a gente com eles. Se os persegue nas redes sociais, sente ciúmes dos novos parceiros ou ainda se pergunta o que poderia ter feito para que a relação funcionasse, então não está preparado para um novo compromisso.

10. Não se sente só

Embora muitas pessoas não se apercebam disso, estar só e estar sozinho são coisas muito diferentes. Entre numa relação pela razão certa, não para preencher um espaço vazio. Uma relação iniciada puramente com base na solidão não é susceptível de ser saudável ou sustentável.

11. Aprendeu a amar-se primeiro

Somos todos um trabalho em desenvolvimento, mas uma relação é feita de duas partes, não de metades. Aprenda a valorizar-se primeiro. Namore-se a si primeiro. Ame-se a si próprio primeiro. Depois entre numa relação.

12. Já não tem paciência para jogos

Se antigamente ia a vários encontros por semana e não era de assumir compromissos, mas agora valoriza mais a qualidade do que a variedade dos seus parceiros, então poderá estar pronto para um compromisso sério. Ligar apenas três dias depois do encontro, evitar revelar interesse, fazer ghosting ou outros jogos semelhantes revelam imaturidade e falta de vontade em assumir um compromisso.

13. Quer partilhar o seu amor e positividade com outra pessoa

Se é uma pessoa que tem medo de deixar que outra pessoa o ame ou mesmo medo de amar outra pessoa, querer estar numa relação provavelmente não faz parte das suas prioridades. No entanto, se já ultrapassou isso, então este é um sinal importante de que está emocionalmente pronto para estar com outra pessoa. Não há nada melhor do que duas pessoas saudáveis que estão seguras de si mesmas e estão prontas para criar algo belo.

Estar solteiro tem muitos aspectos positivos. Em primeiro lugar, dá-lhe o espaço e a oportunidade de trabalhar sobre si próprio da forma que necessita. Além disso, ajuda-o a perceber o que não quer num parceiro e também o que deseja de uma relação. Tome o tempo necessário para se analisar e verificar se ainda tem algum trabalho a fazer antes de partir para uma relação. Verá que valerá a pena.

3 Comentários
Nina
Há 2anos

O amor eleva a alma as alturas além das leis dos homens das necessidades e imposições da natureza.

Laura Antunes
Há 3anos

Não podia estar mais de acordo com o que aqui foi explanado. É mesmo assim!

Elfiriacaceres
Há 3anos

Quero compartilhar a vida com alguém interessante

Inserir