Os Santos Padroeiros do Amor e das Relações

Os Santos Padroeiros do Amor e das Relações

23 de Junho de 2021

Santo António, São Pedro e São João. Junho é mês de festa e esta deve-se aos três santos padroeiros de Norte a Sul de Portugal - mas e se no caso do amor houver um Santo a quem devemos acender uma velinha? O Felizes.pt elaborou uma lista de santos padroeiros de todas as causas do amor.

Santo António de Lisboa

Começamos com o óbvio e o mais famoso dos casamenteiros das jovens solteiras: Santo António é o Santo Padroeiro de Lisboa e também o Santo Casamenteiro, que dá sorte aos pares que se casam na cerimónia que celebra o seu dia, 13 de junho. Mas porquê “casamenteiro”? Santo António ficou conhecido por ter uma excelente habilidade para reconciliar casais e inspira hoje em dia a cerimónia das “Noivas de Santo António”.

São Valentim

O Santo que dá nome ao dia dos namorados por todo o mundo. São Valentim, que se festeja no dia 14 de fevereiro, é conhecido como padroeiro dos namorados e dos assuntos relacionados com o amor. Tornou-se casamenteiro por continuar a realizar, em segredo, casamentos, depois destes serem proibidos pelo imperador Cláudio II, que acreditava que esta medida faria com que os jovens se alistassem mais facilmente no seu poderoso exército.

Santa Marta

Sabedoria, acolhimento e discernimento no amor são algumas das características que esta Santa pode passar a quem a procura. Santa Marta é conhecida por ser a Santa Padroeira das cozinheiras e das donas de casa.

São José

O padroeiro da igreja universal, celebrado a 19 de março, é conhecido como padroeiro dos trabalhadores e das famílias, envergando muitas vezes o papel de pai exemplar. São José é conhecido também pela fidelidade à sua mulher, pela sua bondade e amor, o que faz com que seja procurado e recorrido como santo casamenteiro.

Santa Ana

A Santa Padroeira das viúvas é também sinal de esperança no amor. Santa Ana é muitas vezes solicitada pelos seus milagres em conseguir novos casamentos.

São João

As festas de São João, celebradas no dia 24 de junho, acontecem especialmente no Porto, cidade que este santo apadrinha. São João Batista foi conhecido por batizar Jesus mas também por arranjar namoros duradouros.

Santa Mónica

Santa Mónica ficou conhecida pela sua fé, perseverança e devoção. Recorrem muitas vezes a esta Santa para assuntos relacionados com relações difíceis e complicadas, procurando esperança e discernimento.

São Judas Tadeu

Santo conhecido pelas causas desesperadas e perdidas, é muitas vezes procurado com pedidos de reconciliação ou de amores impossíveis.


Não é apenas “a descer” que “todos os santos ajudam”. Neste campo do amor, tem de haver fé e esperança para conseguirmos encontrar o par desejado e para que a relação dê frutos de sucesso - por isso nunca será demais acender uma velinha ao seu santo predileto. A sua relação tem um santo padroeiro? Diga-nos qual nos comentários!

0 Comentários
Inserir