O stress do dia a dia está a roubar tempo à sua relação? 10 dicas para conseguir tempo para a sua cara-metade

O stress do dia a dia está a roubar tempo à sua relação? 10 dicas para conseguir tempo para a sua cara-metade

22 de Novembro de 2021

Quando foi a última vez que realmente teve tempo para um date com a sua cara-metade? Não estamos a falar de um almoço a correr, em casa, ou de trabalharem lado a lado em home working, mas sim tempo de qualidade, intencional e com um empenho acrescido para estarem só os dois. Se não se lembra da última vez que tiveram esse momento, então estas dicas são para si.

Por muito que se queira estar sempre disponível para o outro, todos temos limitações de tempo e horários a cumprir. Muitos casais apontam a falta de tempo como um dos problemas das relações atuais e o Felizes.pt sabe quão stressante pode ser a rotina de trabalho e o dia a dia das famílias, por isso, falou com especialistas que sugerem estas dicas para criar tempo e espaço para o romance.

1. Ponha o telemóvel de lado

A obsessão com os telemóveis e redes sociais pode estar na raiz do problema. Muitas vezes usamos os gadgets para nos distrairmos e não estamos efetivamente a usar para nada importante, entramos num scroll infinito que nos faz perder tempo útil. Por isso, faz todo o sentido designar tempo longe dos telemóveis - pode ser um bom passo para criar tempo para o romance. Longe da vista, estas distrações não irão atrapalhar momentos mais mundanos, e mais facilmente poderão virar-se um para o outro e conversar.

2. Conversem sobre tudo e nada

Conversem sobre tudo o que vos vem à cabeça - os vossos sonhos de criança, filmes favoritos, crenças e ideologias e mesmo sobre como foi o vosso dia. É sempre bom saber que temos alguém com quem falar dos temas mais diversos, mesmo quando só temos tempo para dois dedos de conversa. Ao mesmo tempo, vai fazê-lo recordar-se das razões porque se apaixonou. Não existem soluções perfeitas para contornar horários ocupados, por isso é importante aprender a aproveitar janelas de tempo por mais curtas que sejam.

3. Partilhem calendários

A vida é cheia de detalhes dos mais minuciosos aos mais importantes, que se multiplicam em imensas tarefas, desde as crianças, animais de estimação, supermercado, aniversários, férias... e a lista continua. Vão sempre ter de comunicar sobre estas logísticas, mas em vez de o fazer à noite com a cabeça na almofada e trazer tensão para um momento que deveria ser aproveitado, opte por partilhar estas marcações e tarefas num calendário partilhado online - os dois estarão a par das respetivas to-do lists e não precisarão de trazer esses assuntos aborrecidos para o tempo a dois.

4. Marque encontros no calendário

Às vezes, os casais têm uma rotina definida que é pouco flexível. No entanto, é importante que considerem planear mais coisas juntos. Uma forma de o fazer e saber que nada vai interferir no plano é marcar no calendário tal como qualquer outra tarefa. Todos sabemos que se não escrevemos algo na agenda, acaba sempre por ser sobreposto por uma outra reunião ou tarefa, por isso, especialistas sugerem que marquem no calendário uma data e hora para estarem os dois. Pode ser visto como algo prático e pouco romântico, mas a verdade é que de outra forma, acabam por nunca aproveitar o pouco tempo que têm numa semana mais caótica.

5. Celebre as datas importantes, mas também as pequenas ocasiões

Criar uma ocasião numa data especial, como um aniversário de casamento ou namoro, ou os anos um do outro vai ajudar a manter o lado amoroso da vossa relação no topo das prioridades. Mesmo quando têm crianças pequenas, ou menos budget para gastar, é sempre possível fazer de uma data importante um momento inesquecível - um passeio no parque, um jantar caseiro à luz da velas, as ideias são inúmeras.

Mas não se deixe apenas reger pelas efemérides, aproveite também pequenos momentos, como um sucesso no trabalho, para mostrar gratidão ao seu parceiro e fazer de um pequeno momento uma grande lembrança. Essa atitude fará com que o romance venha naturalmente.

6. Vá para a cama à mesma hora

Não tem de ser cedo, mas irem para a cama à mesma hora cria oportunidades para tempo a sós. Quando estão constantemente em horários diferentes, é difícil encontrar tempo para a intimidade do casal, sobretudo se não estão no mesmo espaço, explica-nos um especialista em casamentos.

Encorajamos que aqueles minutos antes de adormecer sejam passados a dois, quer a conversar, quer a aproveitar para dar miminhos, para reconectar.

7. Não seja intransigente, convide o seu parceiro para a sua rotina

Em vez de criar problemas, crie soluções. Se o seu parceiro não tem tempo na agenda para si, em vez de se chatear e tentar disruptar o horário do outro, crie pequenos momentos em que é você quem se adapta.

Ninguém gosta de se sentir pressionado, sobretudo quando se trata de obrigações, por isso é importante que haja flexibilidade em vez de policiamento. Em vez de perturbar um sistema que funciona em grande parte, considere fazer mais coisas em conjunto. Não saberá realmente o quão sexy ou romântico podem ser as compras de mercearia, cozinhar, ou lavar roupa até que peça ao seu parceiro para o fazer consigo... certo?

8. “Conquistar pela barriga”

Em vez de apenas esperar que o seu parceiro cozinhe para si, porque não oferecer ajuda? Enquanto ele corta os legumes, corte a cebola e ponha a mesa. Trabalhem em equipa para um resultado em comum, e aproveite para pôr a conversa em dia. Para além de um estômago cheio, podem passar tempo de qualidade um com o outro.

Revisitem os pratos do vosso primeiro encontro. É possível que se tenham esquecido da faísca que ambos tiveram quando saíram a primeira vez e que tragam de volta essas memórias com uma simples garfada. Por que não recriar esse momento?

Certamente terão algumas risadas, alguns momentos emocionais, e algumas coisas excitantes para partilhar um com o outro.

9. Façam coisas juntos nos tempos livres: hobbies, desporto, amigos e família

A vossa relação não tem de ser tão séria o tempo todo. Arranjem tempo para coisas parvas. Podem aprender um hobby em conjunto, como andar de bicicleta ou começar um desporto novo como paddle ou ténis. Sim, parece uma tolice, mas até a ideia de uma luta de almofadas pode ser divertido, e certamente passarão o vosso tempo a rir e a rir-se um do outro. Não há nada de que se envergonhar porque estará com o seu companheiro, estarão a aprender juntos e a mostrar o vosso lado mais extrovertido.

Hoje, estamos todos tão ocupados nas nossas vidas profissionais que nos esquecemos de como desfrutar de um bom tempo juntos. Há alturas em que saltamos as reuniões familiares ou eventos sociais porque estamos demasiado ocupados com outras coisas. Em vez disso, desfrutem dos momentos sociais juntos, ao mesmo tempo que estão com amigos e familiares, também estão com os vossos companheiros. Nem sempre é preciso escolher entre um ou outro, quando se pode ter os dois.

10. Mantenha a chama acesa

Quer esteja demasiado familiarizado com o seu parceiro ou mal se vejam um ao outro, é importante manter algum nível de intimidade. Faça sempre o seu parceiro sentir-se bem e surpreenda-o de vez em quando. Tente ser mais criativo em manter a intimidade entre os dois, com um bilhete quando sai de casa, ou uma mensagem simpática a meio do dia, por exemplo, para mostrar que se lembra e tem saudades.

Lembre-se que é necessário um trabalho constante para manter uma relação feliz e saudável.

O mais importante a ter em conta é que é preciso aproveitar o tempo ao máximo, não tem de esperar por uma ocasião especial para estar com o seu companheiro.

O artigo foi útil? Conte-nos como faz para aproveitar o tempo da melhor forma no seu relacionamento.

O tempo não espera,

Felizes.pt

0 Comentários
Inserir