Namoro na terceira idade: quais os benefícios?

Namoro na terceira idade: quais os benefícios?

14 de julho de 2022

A ideia de que, chegando à terceira idade se torna avô ou avó e passa a maior parte do tempo em casa já caiu em desuso. Hoje só fica em casa quem quer e, assim como os jovens, as pessoas mais velhas têm cada vez mais uma mentalidade aberta, uma maior disposição para experimentar novidades e desejam atingir uma maior e melhor qualidade de vida do que aquela que era possível há uns anos.

A possibilidade de um namoro na terceira idade tem-se revelado uma experiência que traz muitos benefícios para os mais velhos e, por isso, existem cada vez mais pessoas a quebrar este tabu e a demonstrar interesse em namorar nesta fase da sua vida.

O Felizes.pt vai explicar-lhe os motivos pelos quais deve pôr de lado os preconceitos para ser feliz e simplesmente procurar amar e ser amado.

Namoro na terceira idade, pode? Deve!

Para além de proporcionar uma companhia para o seu dia a dia, o namoro estimula as hormonas da felicidade que ajudam a manter a vitalidade, despertam prazer e estimulam a socialização. Permita-se a sentir e deixe que o amor dê um novo significado à sua vida.

O Felizes.pt encarregou-se de enumerar alguns benefícios do namoro na terceira idade, por isso se está a passar por este momento na sua vida ou se deseja encontrar alguém e ainda está com dúvidas, tome nota pois, verdade seja dita, namorar não é só um privilégio dos mais novos!

Ajuda a prevenir a depressão

Os relacionamentos saudáveis e o sentimento de estar apaixonado por alguém geram no corpo humano a libertação de hormonas como a serotonina e ocitocina que são essenciais para que se sinta bem e feliz, ajudando a combater sensações de stress e depressão. Simultaneamente, a potencial companhia de uma outra pessoa é um estímulo para sair de casa, passear, conhecer pessoas novas e ter novas experiências. Mas não se esqueça, por mais que um relacionamento possa ajudar a combater a depressão e aumentar a autoestima, cabe-lhe a si estar bem consigo próprio e procurar manter relações saudáveis com os outros.

Estimula a autoestima

Procurar um parceiro também serve de incentivo para que a pessoa sinta o desejo de cuidar da sua saúde física e da sua aparência, o que acaba por ter repercussões positivas na sua autoestima. Namorar inspira cuidado e algumas pessoas começam a praticar ligeiros exercícios regularmente para ficarem em forma - o que é muito positivo para combater doenças cardiovasculares e estimular a circulação sanguínea.

Aumenta a socialização

Socializar é essencial em todas as idades, mas para quem se encontra na terceira idade e tende a procurar refúgio no seu lar, é essencial sair, pôr a conversa em dia e esticar as pernas. A saída dos filhos de casa e a fase em que se atinge a reforma pode gerar fortes sensações de solidão e, por isso, deve procurar conhecer outras pessoas, saindo de casa.

A verdade é que quem passou dos 60 também tem direito a viver a vida intensamente, quer seja rodeado de amigos ou através da procura de uma nova relação. Demonstrar e sentir amor é uma forma de manter a vitalidade nesta fase da vida. No final do dia, o que importa é que nos sintamos amados, cuidados, respeitados e com vontade de viver o dia a dia.

Conseguimos ajudar? Se sim, não se prive e comece a pensar na possibilidade de conhecer pessoas novas - no Felizes.pt!

Felizes.pt

11 Comentários
Aniba fernandes
Há 1 ano

Gostei do comentário sou Viúvo e gostaria de encontrar alguém.

Condessinha
Há 1 ano

Pois amor não tem idade gostava de conhecer, pessoas para conversar

Antonio Dias
Há 1 ano

Eu me inscrevi neste sete por estar so e nao me dar bem com a solidao

Maria
Há 1 ano

E muito bom ter uma boa companhia na nossa vida.Todos necessitamos de amor, de alguem que nos ame, mas é muito dificil encontrar essa pessoa, mas não é impossível. Espero encontrar

Ana
Há 1 ano

Ontem alguém me incentivou a pertencer a um grupo que me poderia fazer mais feliz e menos só. Aderi ao Felizes. É a primeira vez que tomo está atitude porque acredito que a partilha seja do que for é sempre positiva.

DIVA
Há 1 ano

GOSTARIA MUITO DE FAZER PARTE DESTE GRUPO. PRECISAMOS INTERAGIRMOS .PARABÉNS.

DIVA
Há 1 ano

PRECISAMOS UNS DOS OUTROS PARA VIVERMOS. TROCAR IDEIAS.CONVERSARMOS SOBRE TODOS OS ASSUNTOS. LEVANTAR A AUTO-ESTIMA MÚTUA E QUEM SABE EVOLUIR PARA UM RELACIONAMENTO SÉRIO.

Valente
Há 1 ano

Tenho quase 73 anos de idade, não sinto apenas vontade de encontrar uma companheira para a vida, mas também uma necessidade. "Velhos são os trapos" e diz outro ditado popular que "o mato velho é que arde". Saudoso Luís de Camões que tão bem celebraste nos teus versos que "o amor é fogo que arde sem se ver". Vamos Terceira Idade, "incendiar" este País que precisa de pessoas que se amem, para que mutuamente possam ser mais FELIZES, apesar da crise que afeta a humanidade.

mariamaio
Há 1 ano

Todo o ser humano precisa de partilhar a Vida...de afetos!

Perpétua
Há 1 ano

Adoraria me inscrever nesse site . Desejo conhecer pessoas simpáticas e de boa índole para amizade sincera e duradora. Gratidão.

Roro
Há 1 ano

Maravilhoso o texto, não existe idade quando se trata de amor, devemos deixar fluir nossas vontades pq envelhece, quem para de sonhar!

Inserir