Conheça o Santo António

Tudo o que precisa de saber sobre Santo António, também conhecido como o

Tudo o que precisa de saber sobre Santo António, também conhecido como o "Santo Casamenteiro"

10 de junho de 2022

O Dia de Santo António está a chegar e isso é sinónimo de celebrar o amor. O Felizes.pt considera que esta data merece ser devidamente celebrada e, por isso, este blog post é para aqueles que, apesar de já terem ouvido falar sobre o Santo António, gostariam de compreender melhor o motivo pelo qual o Dia de Santo António é alusivo não só aos manjericos e às sardinhas, mas também ao amor e aos casamentos.

Santo António - "É o Santo de todo o mundo" Papa Leão XIII

Conhecido como Santo António de Lisboa em Portugal, mas como Santo António de Pádua em Itália, esta disputa está relacionada com o facto de falarmos de um dos santos mais populares da Igreja Católica.

Apesar dos dois nomes distintos, estamos a falar do mesmo Santo. Santo António nasceu e viveu em Lisboa e viveu e morreu em Pádua.

Santo Casamenteiro

Santo António é vulgarmente conhecido como um Santo "casamenteiro", pelo que se diz ter sido o seu talento para reconciliar casais que se encontravam em desacordo, mas também para proteger raparigas solteiras. Na cidade de Lisboa é especialmente respeitado e estimado, comemorando-se, no dia da sua morte, 13 de junho, o feriado municipal.

Segundo reza a lenda, uma jovem devota foi ter com o Frei António e pediu-lhe ajuda para casar com o seu vizinho. O problema é que a família da rapariga era pobre e não possuía dinheiro para o seu dote. Santo António ter-lhe-á dito para ela deixar o assunto nas mãos de Deus, mas em segredo elaborou um plano. Foi assim que, em vez de distribuir os donativos que arrecadava junto dos fiéis, decidiu guardar esse dinheiro até ter a quantia necessária para o casamento da jovem. Assim que conseguiu, amarrou as moedas numa bolsa e atirou-a discretamente para dentro do quarto da rapariga, juntamente com o bilhete: "Este é o dote que permitirá à noiva casar-se". Esta história tem várias versões, pois como todos nós bem sabemos "quem conta um conto acrescenta um ponto".

O Felizes.pt tem um especial carinho por este Santo, que, crenças à parte, é visto como o padroeiro do amor. Se Santo António socorreu a jovem no momento em que ela mais precisava, o Felizes.pt também se compromete a ajudar todos os que procuram o amor verdadeiro.

Casamentos de Santo António - Diga sim ao amor!

As festas em honra de Santo António têm início no dia 12 de junho, um dia antes do feriado municipal, 13 de junho, com a realização dos Casamentos de Santo António.

Esta iniciativa teve início no ano de 1958 com o objetivo de possibilitar o casamento a casais que se encontravam em maiores dificuldades.

Casam-se dezasseis casais numa cerimónia em conjunto, com os noivos apaixonados a cumprir a tradição e a proporcionar uma enorme felicidade às suas famílias e a todas as pessoas que estejam a assistir a este momento, quer seja nas ruas da cidade de Lisboa, ou através da transmissão em direto.

Este dia mágico, que para muitos é a realização de um sonho já há muito desejado, termina com os casais a desfilarem, à noite, nas marchas de Santo António. Na cidade sente-se uma atmosfera única, coberta de sorrisos, alegria, flores e grinaldas espalhadas por todos os cantos das ruas, principalmente dos bairros típicos.

Manjericos, sardinhas e arraias

A primavera é a estação do ano associada ao amor e se está pela capital, ou planeia fazê-lo brevemente, esta é a oportunidade ideal para assistir a um dos momentos mais bonitos do ano e disfrutar deste clima de festa e de amor com a sua cara-metade, ou mesmo com uma amiga ou um amigo.

Aproveite para mergulhar nesta atmosfera contagiante, onde o amor paira no ar, o cheiro a sardinha assada e a manjerico fresco se espalham por toda a cidade e as noites quentes se enchem ao som de música portuguesa nos arraias.

Sabia que o manjerico é conhecido como a erva dos namorados? Aproveite para oferecer um pequeno vaso ao seu adorado ou adorada. Quem sabe as surpresas que o dia mais romântico do ano (depois do Dia dos Namorados está claro!) lhe reservam.

De uma coisa o Felizes.pt tem a certeza, não se vai arrepender de participar, pois não há festa como esta!

Venha celebrar o amor!

Felizes.pt



Partilhar no FacebookPartilhar
 
0 Comentários

Inserir comentário

Inserir