10 Perguntas que deve mesmo fazer num primeiro encontro

10 Perguntas que deve mesmo fazer num primeiro encontro

18 de janeiro de 2022

O Felizes.pt sabe que nem sempre é fácil alinhar expectativas românticas e, num encontro, ainda mais difícil se torna condensar opiniões e passar mensagens importantes em apenas um jantar.

Os encontros são complicados, e ainda mais complicados são os primeiros encontros. Quer apresentar o seu melhor "eu", enquanto se mantém fiel a esse "eu" e luta com as borboletas no estômago. Um primeiro encontro não é o momento de "lavar roupa suja" ou para falar do seu "ex", mas há algumas coisas que deve cobrir desde cedo. O seu encontro deve ser capaz de estabelecer expectativas e decidir que tipo de futuro é possível para os dois, por isso não se afaste da divulgação de alguns factos pessoais.

Quer-se que a experiência de um encontro corra bem, sem esforço, e que sejam capazes de falar, rir, pedir comida, sem tensão e sem embaraços, ao mesmo tempo que se conhecem melhor. Por isso, o Felizes.pt partilha um "guião" para o seu primeiro date com aquele parceiro que parece ideal na plataforma - é o momento de descobrir se é o "ideal" na vida real.

Assim, pode concentrar-se em dar-se a conhecer sem medos, porque os passos e as perguntas já vai ter na ponta da língua e preparados para si!

1. Quais as suas intenções?

Não partilhe já a lista dos seus nomes de bebé preferidos, mas partilhar que quer ter filhos é importante, seja transparente sobre o que procura. Não há nada de errado em procurar um date casual, a menos que esteja a fazer alguém perder tempo se achar que quer algo sério. No mundo dos primeiros encontros, não é impossível acertar à primeira, e alinhar as expectativas à partida é melhor coisa a fazer.

2. Quais os seus valores?

Não pode haver tabus em cima da mesa: falem sobre convicções, crenças e religião. Ou mesmo de política e futebol para saberem se os vossos astros se alinham.

3. Tem filhos?

As crianças são o melhor do mundo, mas podem ser só do "seu mundo". Avise o seu parceiro de encontro que tem filhos antes de o convidar a sua casa e ele tropeçar num Lego.

4. Tem animais de estimação? Ou alergias?

Se tem alergias a gatos, provavelmente não será boa ideia começar uma relação com alguém que tenha 4 gatos persa e um cão. É preciso pôr tudo em pratos limpos no início porque ninguém vai escolher entre um parceiro e o seu animal de estimação (normalmente acaba mal para o parceiro).

5. Onde vive?

Não é aconselhável dar detalhes muito precisos como o número da porta ou o andar, mas se a relação é para avançar, convém saber a cidade em que mora e que não vai ser uma relação à distância. Só porque se encontraram em Lisboa para tomar um copo, não quer dizer que queira passar os seus fins de semana a apanhar um comboio para a Campanhã, certo?

6. Em que trabalha?

É útil informar o seu par sobre os obstáculos logísticos que ele ou ela pode antecipar se o seu trabalho for por turnos ou trabalhar aos fins de semana. Não precisa de dizer onde trabalha, mas mencionar o ramo de atividade pode ser importante. Pode até ser mais uma coisa que têm em comum.

7. Pergunte sobre a sua família e amigos chegados

Podemos saber muito sobre uma pessoa através de quem a rodeia, e as respostas podem ser reveladoras. Isto pode dar-lhe pistas sobre como se relaciona com os outros e conhecer um pouco mais sobre o tipo de pessoa que é.

8. Quais são as características que procura num parceiro?

O que procuram na pessoa com quem namoram? Vai querer ouvir o que querem, bem como o que querem evitar e também consegue perceber se é a pessoa ideal para o outro e se cumpre estas características principais.

9. Pergunte sobre o seu pior date de sempre

(E reze para que não diga "este"). A resposta e troca de impressões pode levar a uma boa gargalhada e é um bom quebra-gelo. Essa é uma forma fantástica de ver se têm o mesmo sentido de humor, o que também é importante.

10. Um beijo de despedida?

Não tem de haver pressa na intimidade e, na verdade, perguntar se pode existir afeto é importante. Não assuma nada e puxe o gatilho. Obtenha primeiro a permissão do outro para um beijo de despedida. Se tiver autorização, e o beijo acontecer - será agradável tanto para um como para o outro. O pedido de permissão também é atraente porque mostra que existe interesse e respeito, que ditarão os próximos passos da relação.

No fim do encontro, e deste rol de questões, se as respostas se alinharem com o que cada um está à procura, é provável que estejam na mesma página e é sabido que se um encontro correr bem, recebe algo em troca - um segundo encontro.

O artigo foi útil? O que é para si crucial saber num primeiro encontro e o que já sabe do seu par mesmo antes de concordar em encontrar-se?

Leva-nos consigo para o seu próximo date?

Felizes.pt

1 Comentário
Maria João
Há 7meses

Interessante e bastante completo nos aconselhamentos para quem não tem qq experiência em 'Dates', mas já estudou bastante e trabalhou outro tanto... Muito obrigada, gostei, mesmo.

Inserir