Introdução
Um ser inconformista, mas sempre solidário.
O conhecimento da minha pessoa só pode acontecer mesmo de modo parcial, com muito conversar e ouvir o outro.
Albísio Fernandes Magalhães
Já que não podemos mencionar o endereço eletrónico e os Blogues ou outras formas de contacto, contrárias à política do site e que devo respeitar, anexo um escrito que revela um pouco do ser que sou.
LEMBRANDO AS LAMPAS NA SUA 45ª. EDIÇÃO, QUE NÃO CORREREI! E NÃO CORRI, DEVERAS E COM MUITA PENA.
Actualizado a Setembro de 2023
(Escrito do dia 8 de setembro de 2018, inspirado no antes, durante e após na edição n.º 42 da Meia Maratona de São João das Lampas.)
Tinha escolhido o título, mas como o alemão ataca sem avisar, esqueci-me, talvez no decurso do escrevinhar se faça luz e consiga lembrar-me, para já vai sem o dito.
Sinto-me “escadeirado” na plenitude do físico e psíquico, embora desconheça o porquê, ou apenas seja o lamento de um Lobo no declínio da sua pujança, como corredor de fundo, obviamente.
Por vezes sinto que carrego as culpas do Mundo, sendo verdade que muitas são minhas, parece-me que foi sempre uma forma de sacudir a água do capote, sim, porque afinal o que fiz ao longo destes 69 anos para estar a “definhar”? Foi ter vencido o inferno das chamas aos três meses de idade, apesar das chamuscadelas ainda visíveis que foram sempre entendidas como um toque singular num rosto e corpo normal como a sua sede dos minutos de fama. Cicatrizes quem as não tem, as que ostento são meninas de coro comparadas com tantas que vi e mais ainda as que não vislumbro.
Afinal que carregos são esses para este dolorido, o dos socos de madeira, ou as botas de couro, que deram outro conforto aos pés descalços, será que foram as idas à serra de Barroso, na companhia da progenitora, ela sim carregada de pinhas e caruma para aquecer a gelada lareira, ou as caminhadas de alguns km a acompanhar amigos na guarda de rebanhos ou juntas de bois, nos prados e lameiros. Não podem ter sidos estas pequenas façanhas nos primeiros anos do caminho, tem que haver outras razões, ou não.
Há quem afirme que a migração para a grande cidade tenha contribuído, pelos contrastes sócios geográficos e dificuldades de integração. Terá sido a vida “monástica” em reduto de freiras e outros seres de bata branca que a seu belo prazer me “esquartejaram” nas maleitas que o fogo causou. Não chega, é pouco para justificar tanto desalento. Começar a trabalhar com 12 anos é razão. Na construção civil, na panificação nocturna e diurna, com os operários da “ganga” das letras impressas e soltas, fundir metal, no comércio de revenda com malandros do calão lisboeta, nas noites de vigília gelada, na “construção” de cidades em papel e maquetas de balsa, cortiça, esferovite, gesso, cartão Bristol, acrílico, entre outros materiais menos inflamáveis do que as gentes tão próximas do regime de antigamente. Não e não, pois foram privilégios, muito menos sacrilégios dos que penaram.
Rebuscando na mente cansada, descobri uma possível causa e efeito, a celebração de contrato de sociedade sem quotas que já não perdura e faria 50 anos no dia 30 do mês que corre, já que eu só ando. Razão tem a outra parte para se sentir “exausta” no aturar do sócio que por sinal tem um feitio do (Carvalho Araújo). Mancebo, conjugue, pai, avô, será que fui filho? Talvez aqui nesta trilogia acrescentada se vislumbrem os motivos ou a sua ausência.
Concluo por escassa e não fundamentada argumentação, que nada, mas mesmo nada me assiste para provar o dito estado que não é de ansiedade, no mínimo e só é uma maneira airosa de ocultar o óbvio. Já não sou o que era, mas continuo a ser quem sou. Um Lobo solidário que muito tem calcorreado por esta estrada fora e que naturalmente vai reduzindo o andamento, mas contínua em movimento, na esperança de que a vida, ela, sim, corra melhor.
Sobreira, Entroncamento em 5 de setembro de 2023.
Al.
Desporto e Hobbies
Correr, andar de bicicleta, caminhar e tratar da horta e quintal, ler, escrever, música etc.
Interesses
Morango
Ação
Aventura
Documentários
Ficção científica
Romance
Portuguesa
Pop
Rock
Clássica
Latina
Reggae
Jazz
Música ambiente
Alternativa
Cinema
Teatro
Parque
Família
Passeio a dois
Restaurante
Concerto
Evento desportivo
Gato
Cão
Papagaio
De lado
Tradicional portuguesa
Vegetariana
Italiana
Mexicana
Vegan
Petiscos
Café
Chá
Sobremesas doces
Grelhados
Churrasco
Pizza
Framboesas e amoras
Vinho tinto
Cerveja
Ver mais
Ver menos
Filhos
Tenho filhos e não vivem comigo
Quero ter filhos
Não quero ter mais filhos
Habilitações
Ensino secundário
Bebidas alcoólicas
Bebo socialmente
Personalidade: Água
Quer saber que tipo de filmes é que ele gosta? E onde é que gostaria de passar férias?
Leia as respostas dele ao
teste de personalidade.