Teletrabalho em casal

Teletrabalho em casal: como manter o amor e a produtividade entre quatro paredes?

02 de setembro de 2025

Evitar o trânsito, passar o dia de pantufas, almoçar comida caseira... O teletrabalho em casal tem muitas vantagens, mas partilhar o "escritório" com a sua cara metade também traz alguns desafios: entre chamadas em simultâneo e batalhas pelo posto com melhor luz natural, venha conhecer os perigos do home office a dois e descobrir as dicas para manter o amor e a produtividade entre quatro paredes!

1. Planear o dia de trabalho

No teletrabalho em casal, o caos pode instalar-se sem pedir licença. Basta falhar a ligação à internet? Sim, mas se não respeitar um momento de silêncio ou não conseguir evitar duas reuniões online ao mesmo tempo com as vozes a sobreporem-se, também não vai assegurar um bom teletrabalho em casal. A solução? Passa por começar o dia com alguma espécie de plano (pode colocá-lo num quadro de parede!) para poder respeitar as horas de reuniões e de silêncio absoluto do outro (e vice-versa). Assim, evita interferências técnicas... e emocionais! Afinal, uma boa ligação começa com uma boa comunicação - e um router eficiente também ajuda!

2. Estabelecer momentos para comunicar

Nada de conversa a toda a hora! Respeite os momentos de concentração do outro nem que tenha de criar algum código simples do género: auscultadores = ocupado, olhar fixo = não incomodar.

Ao invés, pode colocar placas em cima das secretárias com mensagens como "estou a trabalhar" ou "estou ocupado(a)" - isso ajuda a identificar e respeitar o tempo e espaço do companheiro(a), pois às vezes, no teletrabalho em casal o maior gesto de carinho é mesmo deixar o outro acabar um email em paz, não é verdade?

3. Definir espaços de trabalho diferentes

Partilhar a vida é bonito, partilhar a mesma cadeira... nem por isso! Em teletrabalho em casal tudo pode correr mal se um de vocês precisar de silêncio absoluto e o outro estiver a fazer atendimento ao público, a usar o teclado como se fosse um tambor ou a falar tão alto que até os vizinhos ficam a par da reunião! É por isso que deve definir zonas de trabalho separadas, nem que um fique na mesa da sala e o outro na mesa da cozinha. Um fique com a prateleira da direita e o outro com a prateleira da esquerda. O importante é que cada um tenha o seu "território produtivo" para manter a sanidade e o bom humor. É que a distância faz bem, mesmo dentro de casa!

E porque uma relação não vive só de trabalho... conheça 15 atividades românticas de norte a sul de Portugal para excelentes momentos a dois!

4. Preferir almoços simples e rápidos

O teletrabalho em casal não combina com um episódio "chef de cozinha em tempo real". A pausa para um almoço a dois deve ser leve, simples e rápida. Use esse momento para estar com a outra pessoa, não para discutir os condimentos do molho bechamel - o foco é recarregar baterias e partilhar uns sorrisos, não sujar a cozinha toda. Até porque... quem lava a loiça a seguir?

5. Distribuir tarefas domésticas

Infelizmente a casa não se arruma sozinha, pelo que também deve fazer um acordo sobre as tarefas domésticas, adaptando-o ao ritmo de trabalho de cada um, com lógica e empatia, pois partilhar as tarefas evita discussões... e fortalece o espírito de equipa!

E se um tem um dia mais puxado, o outro pode compensar. Equilíbrio é tudo - e sim, dá para amar mesmo depois de aspirar!

6. Respeitar o tempo de pausa do outro

Ele(a) quer meditar 5 minutos e você prefere ouvir música, dançar na sala ou aproveitar para sair à rua e comprar pão fresco? Tudo bem! Cada um deve recarregar as baterias como desejar, pelo que não vale invadir o descanso alheio com perguntas existenciais ou ideias para o jantar. Pausa é pausa, e trabalhar o tempo todo não significa ser produtivo: pelo contrário, o excesso de atividade pode reduzir a produtividade e comprometer o vosso relacionamento!

7. Cuidar da saúde

No meio de reuniões, prazos apertados e tachos ao lume, é fácil esquecer o básico: a saúde. Por isso, tente dormir bem, hidratar-se, comer refeições leves e saudáveis, respirar fundo (ajuda mesmo!) e fazer alongamentos de vez em quando para ativar a circulação sanguínea, evitar dores nas costas e ombros e ajudar no relaxamento. E, claro, convença a sua cara metade a fazer o mesmo, pois só com energia é que se sobrevive ao teletrabalho em casal... e ao amor em tempo integral!

8. Criar um ritual para terminar o dia de trabalho

O fim do expediente também precisa de ser respeitado, mesmo dentro de casa. Crie um ritual para "desligar" do trabalho: fechar o portátil e arrumar os papéis (um clássico!) ou trocar de roupa e ir fazer uma caminhada a dois (porque não?). Trabalhar em casa não é o mesmo que viver no escritório. Há tempo para tudo, inclusive para estarem juntos sem notificações a apitar!

Se seguir as dicas do Felizes.pt vai acabar por descobrir o segredo para sobreviver ao teletrabalho em casal: aceitar, apoiar e ajustar. E vai continuar a ter tempo para o home office e para o amor, afinal vocês estão juntos nisto - no trabalho e na vida!

0 Comentários
Inserir