
Sabe o que é ghosting?
01 de outubro de 2025Já lhe aconteceu trocar mensagens com alguém feito à sua medida? Conversar como numa série romântica da Netflix? Trocar playlists no Spotify? Enviar emojis e fotos? Rir de piadas privadas e fazer planos para futuros encontros... até que, de repente, o ecrã fica preto? Ontem essa pessoa falou consigo durante horas, hoje parece que nunca existiu. Ghosting!
Mas o que é ghosting, afinal?
Ghosting é o nome dado à prática de desaparece sem deixar rasto, como um fantasma. Isso significa deixar de comparecer a encontros, de responder a mensagens, de atender telefonemas... enfim, significa terminar o contacto subitamente, sem qualquer tipo de aviso ou explicação.
Mas o ghosting acontece apenas em encontros online?
Efetivamente, basta um clique para deixar de existir... no ecrã! Por isso, o ghosting é muito comum no mundo online, já que a comunicação digital permite que as pessoas bloqueiem ou simplesmente ignorem mensagens, tornando o fim da relação mais fácil, e sem contato físico ou direto. Além disso, o anonimato online ajuda a evitar as consequências emocionais das suas ações e a necessidade de dar explicações. Contudo, o ghosting tanto pode acontecer na internet, como num namoro de meses ou numa amizade de longa data - imagine combinar férias com um amigo e no dia marcado ele não aparecer... e daí em diante nunca mais o ver. Sim, isso também é ghosting!
5 perguntas & respostas antes de se aventurar no online dating
Porque é que as pessoas fazem ghosting?
A resposta a essa pergunta ainda está no segredo dos deuses, mas existem alguns motivos comuns que levam as pessoas a "desaparecer", entre eles:
- Medo do confronto - para algumas pessoas, desaparecer é mais fácil do que encetar uma conversa difícil e dizer "não quero continuar".
- Imaturidade emocional - para algumas pessoas com parcas habilidades sociais e emocionais, o ghosting pode ser a solução ideal para terminar uma relação.
- Desinteresse súbito - para algumas pessoas com falta de coragem, o ghosting pode ser uma forma de mostrar a perda do entusiasmo inicial no romance.
Consequências do ghosting
Já nutriu sentimentos por alguém que desapareceu de repente? Nesse caso, sabe que o ghosting pode mexer com emoções, autoestima e até com a forma como se encaram os futuros relacionamentos. Algumas consequências do ghosting incluem:
- Sentimento de rejeição, porque é impossível não perguntar "o que fiz de errado?".
- Baixa autoestima, porque a ausência de explicação pode levar a duvidar do próprio valor.
- Ansiedade e incerteza, porque ficar preso ao "será que vai responder?" é desgastante.
- Desconfiança futura, porque depois de um ghosting, pode ser mais difícil acreditar novas relações.
Uma reflexão: e se for consigo?
Nunca sofreu de ghosting? Ótimo, mas imagine que conhece alguém online, a comunicação corre bem, durante uns dias trocam piadas, músicas, confidências, fotos... e de repente, silêncio total. O que vai sentir? Confusão, porque o ghosting não é apenas o fim de uma conversa, é o início de um turbilhão de dúvidas que o vão deixar frustrado, triste ou até zangado. Afinal, ninguém gosta de ficar a "a falar sozinho", não é verdade?

Como lidar com o ghosting?
Sofreu ghosting ou, simplesmente, gostava de conhecer as estratégias que ajudam a superar o "desaparecimento" por magia de uma pessoa de quem se estava a gostar? Tome nota destas dicas!
- Não insista em obter respostas porque a ausência já é uma resposta clara.
- Não se culpe automaticamente porque, na maioria das vezes, o desaparecimento tem mais a ver com as inseguranças ou indecisões da outra pessoa do que consigo.
- Foque-se em si, investindo o seu tempo em atividades que lhe dão prazer e rodeando-se de pessoas que o valorizam.
- Aprenda com a experiência, usando o que viveu como alerta para futuros sinais de desinteresse.
- Lembre-se que merece alguém que esteja presente, que goste de si e não desapareça sem explicação.
Outra reflexão: e se for você?
Agora, vamos virar o jogo. E se for você a desaparecer? É claro que pode perder o interesse e não saber como dizer "não", mas o ghosting, embora possa parecer a saída mais fácil, raramente é a mais correta.
Como deixar de fazer ghosting?
Costuma desaparecer sem dar explicações? Está na altura de mudar essa atitude. E para isso, basta seguir estas dicas práticas:
- Use a empatia - imagine como se sentiria se alguém o deixasse sem qualquer explicação.
- Seja honesto, mas gentil - uma mensagem simples como "não sinto que estejamos alinhados, mas gostei de te conhecer" já é suficiente.
- Comunique de forma curta e clara - não precisa de escrever um testamento ou agendar mais um encontro para terminar a relação. Com uma explicação mínima já consegue demonstrar respeito.
- Ganhe maturidade emocional - dizer "não" quando é preciso também é uma forma de se respeitar e valorizar.
Infelizmente, o ghosting é um fenómeno cada vez mais comum no mundo dos encontros e relacionamentos. Mas apesar de magoar e deixar marcas, também pode ensinar muito sobre resiliência, respeito e comunicação.
Se já passou por isso, saiba que não está sozinho. Se já o fez, pode sempre melhorar e aprender a lidar com os outros de forma mais empática. Porque no fundo, todos queremos o mesmo que o Felizes.pt: relações genuínas, baseadas em honestidade e cuidado. Que a próxima conversa online não termine em silêncio, mas sim numa história que valha a pena contar!