Como planear férias em casal?

Como planear férias em casal?

07 de agosto de 2022

Toda a gente sabe que ela quer praia e ele quer passeios turísticos pela cidade; que ele quer aventura e ela quer museus; que ele quer praia e ele piscina... Podíamos ficar aqui todo o dia e sabemos que não íamos esgotar as hipóteses. Mas já ouviu dizer que os opostos se atraem? Lembre-se disso quando estiver a gritar "campo" e ela "cidade".

Chegou a altura de tirar uns dias para aproveitar as nossas caras-metade (e o facto de não termos de trabalhar) e o Felizes.pt reuniu algumas dicas para ajudar na árdua tarefa de marcar umas férias a dois. No entanto, se for em família, com os filhos, com uma amiga colorida, ou mesmo sozinho, as dicas podem ser adaptadas à sua situação.

Se não tiver cuidado, o ato de planear as férias rapidamente torna-se no stress que está a tentar evitar. Viajar com o seu parceiro é incrível, mas planear uma viagem em conjunto pode ser difícil, especialmente se não estiver habituado a planear com a ajuda de outros!

Siga os passos abaixo para decisões sem chatices:

1. Troca de Ideias

Falar sobre para onde gostaria de ir e que lugares estão na sua lista é um bom ponto de partida. Talvez descubram que ambos querem realmente conhecer mais sítios em Portugal. Mas esteja aberto a novas ideias de destinos que ainda não considerou, pode vir a ter uma agradável surpresa.

2. Se não se entenderem... recorram ao Globo

Abram o Google Maps ou usem um Globo para apontar "ao calhas" para onde vão. E assim não há discussões. Nesta fase, não há respostas certas ou erradas. Basta começar a disparar ideias e deixar-se ir "com a maré".

3. Budget e Carteira

Todos queremos ir às Maldivas, mas às vezes é preciso ajustar as expectativas ao tamanho e disponibilidade das nossas carteiras. Quando planeia e faz uma viagem com outra pessoa, é importante falar sobre o seu orçamento e o período de tempo em que estaria disponível para ir de férias - é importante evitar frustrações.

4. Com o local escolhido, onde vão dormir?

Ok, ufa, já conseguiram encontrar um destino que os dois gostem, mas agora vem a segunda parte mais importante - vão ficar num hotel ou numa casa alugada? Há quem goste de não se preocupar com nada quando vai de férias, e ter o pequeno almoço à espera, e há quem goste de levar a casa atrás e de estar preparado com refeições trazidas de casa. Há espaço para todos os veraneantes, mas é preciso saber aceitar as diferenças e encontrar algo a meio caminho.

5. Planear as atividades

Se vão numas férias mais citadinas, então é boa ideia encontrarem atividades que os dois gostem: um dia podem ir a um museu e no outro às compras. Se vão para um destino de praia mais exótico, pode haver hipótese de fazerem atividades no mar como desportos ou snorkeling (mas atenção: se o outro não quiser, "amigo não empata amigo" e podem encontrar-se mais tarde!)

Se forem com as atividades já pensadas, evitam discussões no próprio dia.

6. Os teus, os meus e os nossos

Se são recém-casados ou juntos, e têm filhos à mistura, pode ser boa ideia deixá-los em terra. Muitas vezes, a logística de filhos pequenos podem atrapalhar uns dias românticos a dois. Se os seus filhos têm idade suficiente para contribuir com ideias para a viagem, pode certamente perguntar-lhes sobre as suas expectativas. Mas antes de o fazer, certifique-se de que você e o seu parceiro estão na mesma página, porque trazer os miúdos demasiado cedo pode complicar um processo de tomada de decisões já confuso.

7. Ceder é a palavra-chave

Tal como tudo o que envolve uma relação a dois. Faça o seu melhor para encontrar a meio caminho parceiro quando se trata de expectativas e deveres de planeamento. Por exemplo, se o seu parceiro lhe disser que para ele é muito importante relaxar nas férias, mesmo que para si não faça sentido estar todo o dia deitada numa espreguiçadeira, encontre no seu coração uma forma de o ajudar a descomprimir do stress do trabalho e ceda. Para a próxima, ganha noutra batalha.

Se momentos tensos não são a sua coisa favorita, lembre-se: Um pouco de stress agora é muito melhor do que uma discussão explosiva numa viagem que é suposto ser divertida e relaxante.

O pior de planear férias em conjunto é assumir que o outro quer fazer tudo igual a nós e sermos umas lapas. Cada um gosta de passar o seu tempo livre de uma certa maneira, e a regra de ouro para umas férias em casal bem passadas é não interferir nos desejos de cada um. Se ele quiser estar todo o dia a ler o jornal na praia, então aproveite para fazer uma caminhada à beira-mar e encontrem-se depois para uma amêijoas no bar. Lembre-se que também são as suas férias e não há pior que alguém a chatear-nos nos nossos dias bem merecidos!

Esperamos que estas sugestões façam do momento de marcar férias um momento mais harmonioso e sem fricção, pois as férias são para isso mesmo.

Leva o Felizes.pt na sua mala?

Bons mergulhos,

Felizes.pt

0 Comentários
Inserir