Casamentos em diferentes culturas: é possível conciliar o amor com visões diferentes do mundo?

Casamentos em diferentes culturas: é possível conciliar o amor com visões diferentes do mundo?

03 de Agosto de 2021

Vivemos num mundo cada vez mais aberto: temos a possibilidade de viajar para locais que nunca imaginámos, podemos conhecer pessoas vindas das mais recônditas aldeias espalhadas pelo mundo e, acima de tudo e muito por causa do mundo online, temos acesso ao dia-a-dia de culturas muito diferentes da nossa.

Mas não é apenas isto. Sabemos também falar mais línguas e, quando a variedade é escassa, o inglês assenta que “nem uma luva” a todos os que estão espalhados pelo mundo à procura de novas conexões e experiências.

Até mesmo online, hoje em dia podemos conhecer e interagir com pessoas das mais variadas nacionalidades e até, quem sabe, apaixonarmo-nos.

Mas quando chega o amor, e mesmo que o idioma não seja impedimento, como podemos adaptar duas diferentes culturas a duas pessoas que pretendem construir uma vida em comum? São inúmeras as diferentes formas de ver o casamento e a vida em casal em todo o mundo. E se é no planeamento do casamento que começam a surgir, temos de estar preparados e conhecer a outra parte.

Quer seja no dia escolhido para a cerimónia (os britânicos, por exemplo, consideram que o sábado pode trazer pouca sorte e optam por casar à quarta-feira), na roupa que os noivos usam (as noivas suecas levam uma moeda em cada um dos sapatos para atrair sorte e prosperidade e os vestidos das noivas Hindu têm por hábito ser vermelhos) ou até nos presentes tradicionais (na Coreia, os noivos devem oferecer ao pai e à mãe da noiva gansos ou patos como presente e nos casamentos muçulmanos, a mãe do noivo deve entregar à noiva uma bandeja com chaves, pão e leite - símbolos de boas-vindas à família, abundância e prosperidade), adaptações e cedências terão de ser feitas para que tenham um dia de casamento feliz. Esta é uma tradição e o mais importante é respeitar o outro, acima de tudo. Mas para que isto não fique perdido em palavras, selecionámos 9 curiosidades de casamentos em todo o mundo:

  1. Em Itália, casar em dia de chuva é um sinal de sorte e felicidade - “casamento molhado, casamento abençoado”, não é?

  2. De acordo com a tradição alemã, antes do dia do casamento são atiradas pelos familiares loiças velhas ao chão na frente dos noivos, para dar sorte no casamento.

  3. No Japão, a noiva veste 3 roupas e pinta a pele de branco. Não usa um penteado, mas sim uma peruca com muitos arranjos e um chapéu branco que representa obediência ao marido.

  4. Na Índia, para além do vestido vermelho, os noivos e os convidados usam tradicionalmente roupas chamativas com muito brilho.

    Casamentos na Índia
  5. Em Marrocos, a noiva deve tomar um banho de leite para se purificar, antes de casar.

  6. Segundo a cultura colombiana, a noiva não deve usar pérolas no seu casamento, pois dizem que simbolizam lágrimas.

  7. No México, o noivo oferece à noiva 13 moedas de ouro durante a cerimónia. Estas moedas simbolizam Cristo e seus discípulos, além de representar uma promessa do noivo permanecer fiel à sua esposa.

  8. Na Austrália, é tradição a noiva dar como presente ao noivo uma Bíblia, que representa esperança e alegria.

  9. Na Noruega, o doce de casamento mais comum é o Kransekake (doce de aros), pois consiste num conjunto de aros empilhados um a um. É feito de amêndoa, claras de ovos e açúcar.

Mas não são apenas as tradições do dia do casamento que vão ditar a relação que o casal vai ter. Durante a sua vida em comum, as situações de atrito vão surgir várias vezes - e se estas já são comuns em casais da mesma cultura, quando surgem tradições e diferentes formas de encarar a vida, o número tende a aumentar.

O importante é e será sempre o amor. A compreensão e a adaptação - a discussão pode ser saudável e a adaptação torna-se fundamental para um dia-a-dia partilhado por duas pessoas culturalmente tão diferentes.

Como embaixadores do amor verdadeiro, acima de tudo, gostamos de conhecer histórias e aprender com pessoas. E gostávamos que partilhasse connosco a sua. Encontrou o amor noutra cultura? Foi fácil adaptarem-se um ao outro? Partilhe connosco!

4 Comentários
Domingas Santos do Nascimento
Há 2anos

Meu cupido felizs ?não tenho palavras pra me expressar nesse momento pois estou tão feliz ?eu não tenho dúvidas que vocês são realmente o cupido do amor ?? quando me casar vou mandar um convite pra vocês meu cupido do amor ??

Albano. Pires
Há 2anos

Gostava. De. Encontrar. Amor

Raquel
Há 2anos

Muito importante, gostei do que foi abordado,aqui no app. A respeito das culturas diferentes, de cada país, acreditar numa felicidade através das crenças.... muito lindo ????

CLEIDE BIGUINATI
Há 2anos

INTERESSANTE GOSTEI MUITO

Inserir