Como escrever uma primeira mensagem?

“É esta a pessoa!” – ao ler o perfil apercebemo-nos como as nossas personalidades se encaixam, ao olhar para a fotografia imaginamos o bonito par que faremos, e na barriga sentimos um friozinho de antecipação…

De certa forma, esta é a regra essencial para que uma mensagem seja a primeira de muitas: ser uma mensagem especial para alguém especial. Ser focada em alguém, específica para essa pessoa, e não um texto genérico copiado indefinidamente.

A segunda regra é também senso comum: prestar atenção à ortografia e à gramática, escrevendo em bom português. Além de demonstrar desde logo boa educação, demonstra também que tomámos o cuidado de reler a mensagem, com tempo, para a tornar perfeita.

Com estas regras em mente, podemos calcorrear uma série de ideias que podem ser úteis para quando a paixão inibe a imaginação e não sabemos o que escrever.

Apesar de ser tentador explicar logo como ficámos arrebatados pelo sorriso da fotografia, não é contudo isso o que a outra parte quer ouvir. Opte por mostrar porquê é que o seu interesse é na pessoa e não na fotografia… escreva uma linha ou duas sobre os interesses que partilham; assim fica claro que leu o perfil (ou seja, não se limitou a olhar para a fotografia e mandar mensagens em série) e que existe uma ligação entre vocês.
Depois de estabelecer o que têm em comum, parta para uma pequena pergunta. A chave aqui é saber como perguntar. Uma pergunta sem sabor (“tudo bem?”) não vai apimentar com paixão uma conversa, e uma pergunta demasiado longa ou complexa abafa num instante qualquer centelha que esteja a palpitar. Escolha a simplicidade, e se quiser dê um breve seguimento com uma justificação do seu interesse. Por exemplo, a outra parte gosta de cozinhar doces de frutas? Peça uma receita e explique como também gosta de passar algum tempo de volta dos tachos.

Chat

E pronto, temos a mensagem escrita: fácil de ler e fácil de responder, com o bónus de nos ajudar a atenuar o nosso nervosismo. Uma mensagem curta e simples como o rastilho que ao fim ao cabo é.

Antes de enviar a sua mensagem, releia-a mais uma vez. Neste passo final por um lado temos que estar atentos a alguma gralha ortográfica, e por outro temos que tentar pôr-nos no lugar da outra parte e imaginar como é que a mensagem irá soar. Feito isto, envie-a.

Só uma regra: por favor não envie contactos pessoais como telefone, email, etc... quando não solicitados pela outra pessoa. Caso contrário, reservamos o direito de apagar o perfil sem aviso prévio.

Naturalmente o que aqui apresentamos são apenas algumas ideias. Mais importante do que tudo isto, escreva uma mensagem honesta, do coração, e com a qual se sinta confortável. Sem dúvida que a outra parte irá sentir a forma genuína como se apresenta e responderá da mesma forma se tudo correr bem. Boa sorte!




 
19 Comentários

Natalia
Há 1 ano

Like! Acho que fazia falta a mta gente ler isto ^

morenita
Há 1 ano

Olá boas tardes

ELY CAMPOS
Há 1 ano

NINGUÉM PODERÁ VIVER SÓ!

mada
Há 1 ano

oi boa tarde

pandorabox
Há 1 ano

Ola boa tarde tudo bem gostei imenço do seu perfil vamos trocar umas mensagens

Jacob Bonifacio
Há 1 ano

Ola tudo bem todos voceis portugueses.

anjoazul
Há 11meses

Olá, boa tarde para voce. Espero que esteja tudo bem, que o dia de amanhã seja sempre melhor e diferente que o de hoje. Ontem já passou....hoje está quase no fim...e amanhã pode ser longe demais. bj.

Líli
Há 11meses

Não sei o que deva escrever, só sei que procuro alguém interessante, conversador e que goste de rir.

Dele só uma oportunidade
Há 10meses

Procuro uma mulher mais velha de mim.

evelyn
Há 10meses

ooi.td bem

evelyn
Há 10meses

oi tem alguem pra conversa

Oliver
Há 10meses

A sério? Tem aqui comentários em que se nota nitidamente que nem se deram ao trabalho de ler o texto acima... -.-'

Cristina
Há 9meses

Ola boa tarde

Ranger70 - José Carlos
Há 8meses

Lamento...Algumas destas msgs parecem revelarem-se algo impróprias e os erros ortográficos e gramaticais tb ñ são poucos. É com pena que vos digo isto, mas... na realidade, "aquelas", são da responsabilidade de quem as escreve e só têm resposta se o destinatário as quiser entender e responder. No entanto, como estava na expetativa de que não havendo muitas senhoras de "outro/s país/es", conhecido/s por ter/em muito "disto", aqui encontrasse menos 2ªs intenções. Fico na expetativa de ñ receber muitas msgs deste teor, pq na realidade ñ foi isso que aqui me trouxe. Pq ñ leem os perfis?...

Ranger70 - José Carlos
Há 8meses

Como os Srs. Proprietários do site ñ têm culpa, ñ posso deixar de vos pedir perdão por aquele meu comentário, pelo que certamente ñ o editarão. Só que realmente começo a ficar descontente com o que muitos de nós escrevemos e aproveitam-se das, vossas reveladas, boas intenções, aquando da iniciativa da sua construção. Não vos culpo, evidentemente. Perdoem-me aquele desabafo que não vos é dirigido. Mas p.f., tentem que os utentes entendam qual o sentido do v/trabalho em criar um sitio mais reconhecido e credível. Mtº obgº..

Joca
Há 7meses

Nao sei porque nao se pode dar os nossos contactos pessoais como o no telefone ou email. Deixem a pessoa em questao desidir se vai ou nao fazer uso do contacto.

lurdes
Há 6meses

Bom dia ! nesta manha cinzenta um pouco fria e distante, deixo aqui um olá a quem dele precisar,como eu preciso.

joâo
Há 6meses

Desejo agradecer o carinho que certas pessoas me têm dado e obrigado por simpatizarem comigo desejo um feliz Natal e que sejam felizes.

Geraldo
Há 4meses

Gosto de pessoas sinceras sou assim por natureza

Inserir comentário

Inserir


  Enviar mensagem a
(Ajuda a escrever a primeira mensagem)
ENVIAR
  Enviar presente a
  Denunciar utilizador
Denunciar